Brasil Col Nia Ou Brasil Colonial
Brasil colônia ou Brasil colonial foi o período colonial brasileiro da forma definida pela historiografia, em que o território brasileiro era uma colônia do império ultramarino Português. Foi marcado pelo início do povoamento. Antes do descobrimento pelos europeus - alcançado por uma expedição portuguesa , em 1500, o território que hoje é chamado de Brasil era habitado por indígenas.
O açúcar era um produto de grande consumo na Europa, onde alcançava grande valor de venda. Após as experiências positivas de cultivo na região nordeste do Brasil já que a cana se adaptou bem ao clima e ao solo, teve início o plantio em larga escala. Seria uma forma de Portugal lucrar com o comércio do açúcar, além de começar o povoamento do Brasil. Em meados do século XVI, quando o Açúcar de cana tornou-se o mais importante produto de exportação do Brasil, os portugueses deram início a exportação de escravos africanos, comprados nos mercados de escravos da África ocidental.
A base da economia colonial era o engenho de açúcar. O senhor de engenho era um fazendeiro proprietário da unidade de produção de açúcar. Utilizava a mão de obra africana escrava e tinha como objetivo principal a venda do açúcar para o mercado europeu. Além do açúcar, destacou-se, também, a produção de tabaco e de algodão. As plantações ocorriam no sistema de plantation, ou seja, eram grandes fazendas produtoras de um único produto, utilizando mão-de-obra escrava e visando o comércio exterior. O Brasil se tornou o maior produtor de açúcar nos séculos XVI e XVII. O Pacto colonial imposto por Portugal estabelecia que o Brasil (colônia) só podia fazer comércio com a metrópole,