Se quiser experimentar deus
Este encontro nos estimula a não darmos por satisfeitos somente em crer em DEUS, mas que procuremos aqui e agora fazer a experiência de DEUS.
Dia a dia estar sempre procurando DEUS abrirem-se principalmente para o mundo e ao próprio eu. Que abra seu coração e sua mente em várias facetas para que experimente DEUS.
As pessoas sempre querem saber como chegar à experiência de DEUS. Elas não se dão por satisfeitas simplesmente com crer em DEUS. Querem senti-lo, experimentar DEUS e o amor de DEUS, querem estar em uma relação pessoal com ELE. Para as pessoas de um modo geral não é suficiente falar sobre DEUS.
Com frequência elas experimentam os discursos sobre DEUS como palavras vazias a que falta o suporte de uma experiência, e que por isso também não levam a experiências.
A palavra DEUS é uma das palavras mais frequentemente empregadas. Poucas palavras despertam tão numerosas associações positivas ou negativas.
Um associa a DEUS o olho vigilante de sua infância, o braço comprido do pai carrasco ou da mãe dominadora.
Já em outro DEUS desperta um sentimento de segurança e amor. Muitos ficam irritados quando, faltando os argumentos e não se tendo mais o que dizer logo se apela para DEUS.
Como podemos falar hoje adequadamente de DEUS, da experiência de DEUS?
É um tema que nos no medo, pois é perigoso falar sobre DEUS inadequadamente. A rigor, todo discurso humano sobre DEUS é inadequado. DEUS é e permanece o inefável, o indizível (que não se pode dizer. Inexplicável. Extraordinário.). Falar de DEUS seria a arte de fazer o indizível se tornar presente, sem pretender explicá-lo, sem o querer rebaixar ao nível da inteligência humana.
Não se é possível explicar DEUS e nem a experiência de DEUS. Podemos apenas encontrar na alma espaços que se abrem.
Espaços onde podemos fazer uma experiência espiritual. Espaços que façam DEUS estar presente, sem que seja confinado à força para dentro de nossos estreitos limites