sdfsf
Sim. Porque o olhar diferenciado do Psicopedagogo busca encontrar os obstáculos e as causas para o problema de aprendizagem existente, e a partir daí estudar o processo de aprendizagem e os elementos envolvidos, mediando para que o educando encontre estratégias para lidar com os fatos existentes sem perder o entusiasmo e o desejo de vivenciar as coisas básicas e comuns a cada etapa da vida. O olhar psicopedagógico contribui também para a prevenção dos insucessos de aprendizagem e a manutenção de um ambiente harmonioso entre educadores e educandos, facilitando assim todo o processo de aquisição de conhecimento.
2 – Durante muito tempo adotamos uma postura medicalizante do fracasso escolar quando, na verdade, a aprendizagem não se processa somente no plano biológico. Quais são os outros aspectos e como interferem no ato de aprender? As influências emocionais, sociais, pedagógicas. Os padrões de desenvolvimento e a influência do meio cultural em que o aprendiz está inserido refletem na aquisição da aprendizagem do mesmo. Pois ninguém pode aprender se a sua estrutura cognitiva não permite, se o meio não favorece a aprendizagem, se o vínculo afetivo não é favorável e não proporciona situações de aprendizagem.
3 – De que maneira as práticas pedagógicas podem interferir na aprendizagem de nossos alunos?
Através de propostas educacionais que motivem a criança a participar ativamente de seu processo de aprendizagem e também investigando a etiologia da dificuldade de aprendizagem, bem como a compreensão do processamento da aprendizagem, considerando todas as variáveis que intervém neste processo. O ato de aprender precisa ser prazeroso e as práticas por meio de oficinas proporcionam este vínculo.
4- Caso clínico: Pense em um (a) aluno (a) de sua realidade profissional. Relate seu caso, pense e analise como o faria um psicopedagogo, desenvolvendo o olhar e a escuta