Sdfsd
1.1 Exame microscópico(sedimentoscopia): É a terceira parte do exame de urina tipo I e cisa analisar o sedimento urinario, e deve compreender tanto a identificação quato a quantificação dos elementos presentes. E a parte menos padronizada e mais demorada do exame de urina. Sua finalidade e detectar e identificar a presença de materiais insoluveis na urina. O sangue, os rins, o trato geniturinario e a contaminaçao externa, todos contribuem para a presença de elementos figurados, tais como: hemacias, leucocitos, cilindros, celulas epiteliais,bacteria leveduras, parasitas, muco, espermatozoides, cristais e artefatos. Dai a necessidade de padronização, de controle de qualidade e duplo cego.
2. Principais aplicaçoes clinicas: É um teste para identificaçao de hepatopatias,formas oclusivas, diabetes, doenças hemoliticas, urologicas e nefrologicas correlacionadas com hematuria ou hemoglobinuria, doenças renais, uropatias, alteraçoes patologicas do pH.
3. Amostra:
3.1 Preparo do paciente: Instruir conforme solicitaçao medica e em recipiente limpo e seco, descartavel e esteril, sendo de preferencia a primeira urina do dia.
3.2 Tipo de amostra: 3.2.1 1° jato: 1° urina do dia obtida para avalilaçao uretral 3.2.2 2° jato ou jato medio: primeira da manha, obtida apos higienizaçao previa e descarte do 1° jato 3.2.3 3° jato: é obtido apos o descarte da primeira urina do dia e previa massagem prostatica para avaliaçao da funçao prostatica 3.2.4 Aleatoria: é uma urina menos concentrada, obtida sem horario fixo e em casos de emergencia 3.2.5 Em jejum: para monitorizaçao de pacientes diabeticos 3.2.6 Amostra de 24 horas: utilizada para testes quimicos quantitativos 3.2.7 Aspiraçao suprapubica: coleta urinaria na propria bexiga (amostra totalmente esteril).
3.3 Armazenamento e estabilidade da amostra: A amostra devera ser imediatamente entregue ao laboratorio em 1 hora ou refrigerada a 4°C por ate 6 horas; ou ainda