scrum
ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
SCRUM
ADENILTO GRACHEKI
CIRO BIZELLI
DANIEL BRUNO
WEVERTON ROMOLO
Tangará da Serra - MT
2014.
UNIC TANGARÁ DA SERRA
ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
SCRUM
ADENILTO GRACHEKI
CIRO BIZELLI
DANIEL BRUNO
WEVERTON ROMOLO
Trabalho apresentado à disciplina de Engenharia de Software, do 3º semestre do curso de Analise e Desenvolvimento de Software, UNIC, Tangará da Serra – MT como objetivo principal levar aos nossos colegas informações sobre à metodologia SCRUM.
Orientação: Coord. Prof. Rodolfo Dias Rodrigues.
Tangará da Serra – MT
2014
1. INTRODUÇÃO
Scrum é uma metodologia ágil voltada ao desenvolvimento de software. Surgido ainda na década de 1990, este modelo é resultado dos esforços conjuntos de especialistas da área de sistemas, com destaque especial para Ken Schwaber e Jeff Sutherland. O termo “scrum” é originário do meio esportivo: no jogo de rugby esta palavra de língua inglesa refere-se ao reinício de uma partida logo após uma infração leve.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Definição de Scrum
Segundo os seus criadores, Scrum é um processo incremental e interativo para desenvolvimento de produtos ou para gerenciamento. Este trabalho se limita em apresentar a sua aplicação a projetos de software.
Diferentemente da maioria das outras metodologias que tratam o desenvolvimento a partir das tarefas de programação explicitamente, Scrum é orientado para o gerenciamento dos projetos de software. A literatura [FOW01] sugere que, utilizar Scrum em conjunto com outras metodologias – como XP – pode produzir resultados muito interessantes.
2.2. A Metodologia
Em Scrum, todo o desenvolvimento é feito em iterações. Todo o esforço é orientado de forma que seja apresentado um novo conjunto de funcionalidades ao final de cada iteração. Cada iteração tem um período de tempo definido (a duração