Scrum
Analise e Desenvolvimento de Sistemas – Noturno 1º Período
Engenharia de Software
Deocleciano Júnior
Thalisson Barbosa
Josieldo Castro
Tiago Teixeira
Izaquyel Pessoa
Jonh Kennedy
Jonh
Relatório sobre método ágil SCRUM
Teresina – Pi 10/2013
Scrum
Visão Geral
É um método organizacional de trabalho adotado pelas fabricas de software para o gerenciamento de projetos complexos e adaptativos, de forma produtiva e com a melhor qualidade possível. Com a utilização e aprimoramento desde o ano de 1990, ele é um 'framework' na qual se pode empregar várias técnicas e processos para a eficacia no desenvolvimento de um projeto, com a proposta de ser leve, fácil de entender e extremamente difícil de dominar!
Consiste nas equipes de SCRUM associadas a papeis, eventos, artefatos e regras, cada componente dentro do SCRUM segue o papel designado a si, para o bom funcionamento e o seu sucesso final.
Teoria do scrum
O SCRUM se embasa na experiência e tomada de decisão no que se tem conhecimento, de uma forma interativa e incremental para controlar os riscos e previsões, tendo 3 pilares fundamentais que são :
Transparência: Os aspectos e andamento do processo estão sempre visíveis aos responsáveis pelo resultado, explicado de forma que todos os resultados estejam bem explanados e entendíveis para os que observam e que também participam do andamento.
Inspeção: É a constante verificação dos artefatos do SCRUM para verificar e controlar o andamento do projetos a fim de saber se o desenvolvimento está de acordo com o planejado e detectar indesejáveis variações ou atrasos.
Adaptação: Com a constante observação provindas da inspeção, a finalidade dessa etapa é analisar se houveram desvios no projeto, caso isso ocorra, essas falhas tem que ser corrigidas brevemente afim de evitar desvios maiores posteriormente.
Do que é composto o Scrum?
Time Scrum
É