Regulação da Atividade Enzimática
Introdução
•
•
•
Enzimas tem um papel fundamental na homeostase celular!!!!
A atividade enzimática tem de ser regulada de maneira a evitar que a reações de uma via metabólica levem a formação de produtos desnecessários, com desperdício de energia e desvio de metabólitos de processos mais importantes.
Alterações nos sistemas regulatórios enzimáticos podem levar a doenças humanas. Por exemplo, a bactéria Yesinia pestis causadora da peste negra na I.Média consegue invadir as células via ação de uma proteína tirosina fosfatase. Oncogenes virais podem codificar proteínas anormais que interferem na regulação de atividades enzimáticas que controlam o crescimento celular, resultando ás vezes em um tumor.
Fig 1
Modos de regulação
(Consultar o Harper: Bioquímica 9a Ed., capítulo 11)
•
O catabolismo é a fase degradativa do metabolismo na qual carboidratos, gorduras e proteínas são convertidos em produtos finais menores e mais simples, por exemplo ácido láctico, C02 e NH3. No anabolismo, moléculas precursoras simples são ligadas formando moléculas maiores e mais complexas, como proteínas (fig 1).
•
A maioria das células possui a enzimas necessárias tanto para degradar como sintetizar as biomoléculas, como por exemplo os ácidos graxos. Entretanto, por ser a síntese e degradação simultânea dos ácidos graxos um processo dispendioso, ele é prevenido pela regulação recíproca das seqüências de reações anabólicas e catabólicas, ou seja, quando uma delas esta ocorrendo, a outra é suprimida.
•
Compartimentalização: as reações geralmente ocorrem em diferentes compartimentos celulares (físico), por exemplo, o catabolismo de ácidos graxos nas mitocôndrias e a síntese no citosol. Nos diferentes compartimentos, os intermediários, as enzimas e os reguladores podem ser mantidos em diferentes concentrações. Nesse sentido, por estarem as vias metabólicas sujeitas a controle cinético pela concentração do