Scrum
Traduzido por Rafael Sabbagh e revisado por Heitor Roriz Filho, Marcos Garrido, Daniel Wandarti e Filipe Albero
Pomar – Março de 2013.
v 2012.12.13
© 2012 Scrum Alliance, Inc.
1
Princípios do Scrum
Valores do Manifesto Ágil
Scrum é o mais conhecido dos frameworks Ágeis. Ele é a fonte de muitos dos pensamentos por trás dos valores e princípios do Manifesto Ágil, os quais formam uma base comum a todas essas abordagens. Por favor veja o Manifesto para maiores informações.
Os valores do Manifesto Ágil se aplicam diretamente ao Scrum:
●
●
●
●
Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas. Scrum, como todos os frameworks e métodos Ágeis, depende diretamente da confiança presente nos times, nos indivíduos nesses times e na forma como eles interagem. Os times descobrem o que deve ser feito, os times descobrem como fazê-lo, e o fazem. Os times identificam o que os está atrapalhando e tomam a responsabilidade por resolver todas as dificuldades que estiverem dentro de seu escopo de trabalho. Os times trabalham com outras partes da organização para resolver questões que estejam fora do seu controle.
Isso é crítico. Tentar praticar Scrum com prejuízo a esse foco primário na responsabilidade dos times geralmente cria problemas.
Software em funcionamento mais que documentação abrangente. Scrum exige um incremento do produto pronto e funcionando como o resultado primário de cada Sprint.
Certamente haverá trabalho de análise, de projeto e de testes, que podem necessitar de documentação. Todavia, é o software em funcionamento que permite a organização guiar o projeto ao sucesso. Isso é crítico. Times de Scrum devem produzir um incremento do produto em cada Sprint.
Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos. O Product Owner do
Scrum é o ponto primário de contato do Time de Scrum com os eventuais usuários finais do produto e com as partes da organização que necessitam do produto. O