Plano de Obras
1) O foi o Plano de Obras e equipamentos e o que se pretendia com ele? 2) Explique o plano SALTE.
3) Quais os planos de governo que o governo brasileiro apresentou no século XX?
1. O Plano de Obras e equipamentos – POE pretendia proporcionar e integrar às suas ações, condição essa ausente no desenvolvimento do Plano de Obras. Na prática não foi possível com o POE a elaboração de um esquema global de projetos a serem realizados, que permitisse uma comparação posterior com os resultados obtidos, não houve controle físico melhor da execução das obras, mantendo apenas o controle orçamentário.
2. O Plano Salte foi um plano econômico adotado pelo governo de Eurico Gaspar Dutra (1946-1950) foi uma tentativa de coordenar os gastos públicos, esse plano circunscrevia-se nos setores de saúde, alimentação, transporte e energia, nesse sentido o governo preocupou-se em desenvolver apenas ações supletivas para atender a essa necessidades.
3. Os planos do governo brasileiro foram:
Plano Especial de Obras Públicas e Aparelhamento da Defesa Nacional, com o objetivo de evitar o desequilíbrio das receitas e despesas públicas correntes.
Segundo Costa (1971), o Plano Especial se caracterizava pela vinculação de verbas especiais, que não interferissem no equilíbrio orçamentário, na elaboração de orçamentos especiais e paralelos ao orçamento ordinário, e a adoção de um sistema contábil flexível, que favorecia a execução de contratose a utilização de verbas aprovadas sem obediência ao código de contabilidade. (COSTA,1971, P. 63).
Plano de Obras e Equipamentos- POE, que foi o plano de elaboração de um plano de orçamento para garantir a realização de obras públicas consideradas prioritárias, também incentivando indústrias básicas.
O Plano Salte que foi um plano econômico para tentar coordenar os gastos públicos, e dar prioridade aos setores