Scrum
[pic]
O Scrum é um processo de desenvolvimento ágil de software, que emprega reuniões para planejamento e revisão entre os períodos regulares de desenvolvimento dos objetivos definidos nas reuniões. Esses períodos, chamados de Sprints, possuem uma duração imutável e que costumam ter de uma ou duas semanas a um mês, durante o qual é desenvolvido todas as funcionalidades dos objetivos definidos na reunião que precede o Sprint.
As reuniões feitas entre os Sprints são basicamente duas. Uma com o intuito de planejar as metas e a estratégia a ser seguida no Sprint que se seguirá, e a outra reunião é para revisar os pontos que foram alcançados e os que não foram concluídos durante o último Sprint. Durante o Sprint, são feitas rápidas reuniões diárias, com duração média de 15 minutos e feitas sempre na mesma hora e local, que visam acompanhar o desenvolvimento, explicitando o que foi feito e o que é planejado para o dia.
Os participantes do projeto também são divididos em papéis, dentre os quais os principais são o Scrum Master, que fiscaliza e ajuda a equipe de desenvolvimento, a Equipe de Desenvolvimento, que aplica a metodologia para fazer o produto, e o Dono do Produto, que é o contratante da Equipe de Desenvolvimento e do Scrum Master.
A separação do processo de desenvolvimento em Sprints permite que sejam planejados e executados pequenos pedaços e funcionalidades do produto final, tornando o que seria um grande desenvolvimento demorado em pequenos desenvolvimentos ágeis, deixando o procedimento mais dinâmico.
Principais Características:
– Foco na agilidade do processo de desenvolvimento
– Preocupação constante com planejamento e fornecimento de feedback
– Atribuição de papéis aos envolvidos no projeto
– Períodos de desenvolvimento com duração pré-determinada
– Reuniões constantes durante e entre os períodos de desenvolvimento
Bibliografia: