Saúde Segurança no Trabalho Profissão Eletricista
O eletricista (pode ser residencial, industrial ou predial) é aquele profissional ao qual cabe a instalação, a vistoria para o correto funcionamento e, quando necessário, o reparo de aparelhos elétricos, eletrônicos e redes de distribuição de energia elétrica.
Fazem parte dos conhecimentos de um eletricista saber discutir os custos de uma determinada tarefa com o cliente, interpretar corretamente os projetos (diagramas uni e multifilares) de atuais ou futuras instalações, o registro da espécie de problema que aconteceu e como foi reparado, a manutenção de aparelhos elétricos e sua eventual substituição etc.
Dentre as habilidades que se fazem necessárias para esta profissão, podemos destacar a atenção (saber estar atento para ouvir e registrar informações), capacidade de resolver problemas, ser capaz de executar cálculos com eficácia, dominar o uso de ferramentas de uso geral e de teste, ter boa visão e boa coordenação motora. E manter constante atualização, visto que sempre surgem novas tecnologias e aparelhos.
Riscos quais o profissional Eletricista esta exposto:
Choque elétrico:
O choque elétrico é a perturbação de natureza e efeitos diversos que se manifesta no organismo humano quando este é percorrido por uma corrente elétrica.
Arco elétrico:
O arco elétrico (ou arco voltaico) é uma ocorrência de curtíssima duração (menor que ½ segundo), e muitos são tão rápidos que o olho humano não chega a perceber.
Campos eletromagnéticos:
Um campo elétrico é uma grandeza vetorial (função da posição e do tempo) que é descrita por sua intensidade. Normalmente campos elétricos são medidos em volts por metro (V/m). Denomina-se campo magnético toda região do espaço na qual uma agulha imantada fica sob ação de uma força magnética.
Riscos adicionais:
Podemos ainda classificar alguns itens como riscos adicionais como:
- Altura: Trabalhos elétricos realizados em ambientes altos;
- Ambientes confinados: Tais podem expor os