Riscos para o Eletricista
O eletricista atua desde a instalação da fiação em residências até estações fornecedoras de energia, de forma que tem uma importância fundamental no bem-estar e funcionamento da uma sociedade.
Todo projeto ou manutenção de uma instalação elétrica necessita de profissionais capacitados especificamente como eletricistas. Essa formação é bastante detalhada e devido ao fato de os eletricistas manusearem constantemente circuitos energizados é necessário que a segurança no trabalho seja bastante rigorosa.
2. Análise dos Riscos da Atividade de Eletricista
1. Riscos Físicos
2.1.1 Choque Elétrico
É o maior risco na profissão de eletricista. O profissional eletricista trabalho tanto na área residencial quanto na industrial, e tanto com circuitos de baixa tensão como de alta tensão.
O choque elétrico é a passagem de corrente elétrica pelo corpo, de forma que ele serve de condutor elétrico. Para cada tipo de atividade há consequências e níveis de gravidade diferentes se sofrido um choque elétrico.
Abaixo segue uma tabela com diversos valores de corrente, que especifica os danos que cada intensidade pode causar ao corpo humano.
CORRENTE CONSEQUÊNCIA
1 mA Apenas perceptível
10 mA "Agarra" a mão
16 mA Máxima tolerável
20 mA Parada respiratória
100 mA Ataque cardíaco
2 A Parada cardíaca
3 A Valor mortal
Tabela 1 – Valores de Correntes e suas Possíveis Consequências para o Corpo
As lesões relacionadas ao choque elétrico podem ser de quatro naturezas:
1. Eletrocussão
2. Choque Elétrico
3. Queimaduras
4. Quedas provocadas por Choques
Figura 2 - Eletricista morto no município de Tarauacá em Janeiro de 2012 por descarga de mais de 13 mil Volts
O choque elétrico é causado por uma corrente elétrica que atravessa o corpo. A corrente elétrica passa por um ponto do corpo e sai por outro, de tensão menor. O nível de gravidade do choque depende da corrente que passa pelo corpo e por quais pontos do