Estruturas da concreto armado
A estrutura é um dos fatores mais importantes em uma obra, pois todos os demais elementos dependem de sua solidez para a estabilidade da edificação. De forma concisa, a estrutura é o "esqueleto" da Obra, ela compreende as áreas de sustentação: fundação, alicerce, colunas, vigas, paredes, lajes e telhados. Pela estrutura é possível prever futuros problemas os menores que sejam.
A estrutura de concreto armado é o material mais utilizado para estruturas atualmente, diferencia-se do concreto normal por receber uma armadura metálica por resistir aos esforços como tração e compressão. É nada mais que a união do concreto simples e de barras de aço, com a perfeita aderência entre o concreto e o aço, resistindo juntos aos esforços, E são indispensáveis na execução de peças com: sapatas, blocos, pilares, lajes, vigas, etc.
O projeto das estruturas é feito por engenheiros especializados no assunto, conhecidos também como calculistas. São eles quem determina a resistência do concreto, a bitola do aço, o espaçamento entre as barras e a dimensão das peças que farão parte do projeto.
Especificada preferencialmente por um engenheiro projetista, a armadura de uma estrutura é montada com varões longitudinais e transversais,normalmente com os diâmetros de 6,8,10,12,16,20,25,32 e, extraordinariamente, 40 ou 50mm em aço que dão resistência a tração , contribuindo por isso também para a resistência a esforços de flexão. A resistência a torção também e influenciada pela armadura longitudinal. No concreto armado o aço recebe esforços, daí as denominações de armadura frouxa ou armadura passiva também presente nas peças propendidas garantindo adequada distribuição de esforços. Estruturas executadas em tabuas de madeira ou chapas de madeira compensada reforçada com sarrafos de madeira, ou mais recentemente com chapas metálicas, as formas recebem primeiro a armadura e então o concreto. É importante um bom escoramento para evitar movimentações antes do