Estrutura Em Concreto Armado
Chamamos de concreto armado, a estrutura de concreto que possui em seu interior, armações com barras de aço que são necessárias para atender a deficiência do concreto em resistir a esforços de tração e é bastante utilizado em construção civil, como por exemplo edificações e barragens, entre outros.
De fácil acesso e utilização, material é amplamente empregado em diferentes tipos de construções.
Embora não seja a única opção, o concreto armado é a técnica mais utilizada em todo o mundo para construção de estruturas.
O trabalho solidário do concreto com o aço é possível graças às compatibilidades física e química que ocorrem entre os dois materiais:
• Compatibilidade física - o aço e o concreto possuem deformações próximas durante as variações térmicas.
• Compatibilidade química - o aço não se corrói com o ambiente alcalino do concreto.
As armaduras do concreto estrutural podem comportar-se de duas maneiras bem distintas: pré-tracionadas ou protendida. O protendido é o que recebe um prévio estiramento do aço. E o pré- tracionado quando a armadura é encaixada em uma extremidade da pista de protensão. Vantagens e desvantagens
Dentre as principais vantagens do concreto armado está o fato de ele ser econômico, já que conta com matéria-prima com custo não muito alto, e da relativa rapidez na construção. Como é um material que necessita de equipamentos simples para preparo, transporte, adensamento e vibração, não exige mão de obra muito especializada. E as desvantagens estão no fato do peso elevado e a dificuldade para realizar reformas e demolições, que se tornam trabalhosas e caras além de, não proporcionar adequado índice de isolamento térmico e acústico, principalmente quando instalado em lajes maciças com espessura reduzida. Por isso, influenciará no conforto da edificação. Características do concreto armado
Massa especifica: A massa específica dos concretos simples gira em torno