Saúde Pública
Sumário 3
Introdução 4
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14
Introdução
Este trabalho tem como objetivo explicar o que é saúde pública em seus aspectos da promoção e prevenção, visando a saúde do individuo e mostrar também as precariedades da saúde pública.
Abordando o tema saúde como resultante das condições de alimentação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, acesso a serviços de saúde, resultado esse de formas de organização social de produção, as quais podem gerar profundas desigualdades aos níveis de saúde.
A saúde pública tem por conceito evitar as doenças, prolongar a vida através de esforços organizados pela comunidade para o saneamento básico, o controle de infecções na comunidade, a organização de serviços médicos para o diagnóstico precoce e o tratamento preventivo de doenças, ajudando a desenvolver uma saúde física e mental de qualidade, com a intenção de que irá assegurar a cada indivíduo, dentro da comunidade, um padrão de vida adequado.
O que engloba a saúde pública?
É de extrema importância ressaltar que saúde pública não se define apenas por hospitais públicos, a saúde pública precisa necessariamente abranger a proteção da saúde a nível populacional, ou seja, procura melhorar as condições de saúde das comunidades. Tendo em vista este contexto é possível perceber que a saúde pública depende principalmente dos governos que, por sua vez, elaboram diversos programas de saúde a fim de estabelecer tais objetivos. Podemos citar como ações importantes a prevenção epidemio-patológica (com vacinações massivas e gratuitas), a proteção sanitária (controle do meio ambiente e da contaminação), a promoção sanitária (através da educação) e a restauração sanitária (para recuperar a saúde).
SUS (Sistema Único de Saúde)
Tendo como principal objetivo fazer com que toda a população brasileira tenha acesso a um atendimento público de saúde ,o SUS ( Sistema Único de Saúde) foi criado pelo