Estrutura de uma Obra
Elementos pré-textuais:
1. Título: enuncia o tema da obra. Por vezes (não raro) a tese ou a ideia principal está contida nele, se assim for o título já diz do conteúdo ou da pretensão do autor. Pode acontecer de o título não ter uma conexão direta com o conteúdo do texto, nesse caso o título é um mero atrativo literário sem qualquer nexo essencial com o conteúdo da obra.
2. Subtítulo: pode ser a segunda tese da obra, uma ideia complementar ao título ou pode ter mais importância ou ser mais significativo do que o próprio título.
3. Sumário ou índice: apresenta o plano geral da obra, a divisão, a organização, a forma na qual a obra está dividida etc. De que forma o texto está estruturado? Quantos capítulos, quantas partes, subcapítulos? Apresentação, introdução, prefácio, prólogo, conclusão, notas, posfácio, índice remissivo etc.
4. Tese: ideia central através da qual os argumentos gravitam; ideia mais forte defendida pelo autor e geralmente apresentada na introdução.
Elementos textuais:
5. Argumentos (desenvolvimento): esboço da tese, ideias ou dados (argumentos) que giram em torno dela. Os argumentos são desenvolvidos ao longo do texto, são apresentados na introdução (no prólogo, na apresentação etc). O tipo de escrita, a forma da prosa, os recursos utilizados pelo autor na escrita são elementos importantes na construção, constituição e compreensão do texto.
Elementos pós-textuais:
Conclusão/considerações finais
Notas
Posfácio
Índice remissivo
Anexos etc.
*Dependendo do livro essa estrutura pode variar, isto é, pode ou não conter alguns desses elementos, assim como pode também conter outros. Apresento aqui a estrutura mais geral e mais comum de um livro técnico-científico.