Saúde ocupacional
Epidemiologia surge a partir da consolidação de elementos conceituais, metodológicos e ideológicos: respectivamente a clínica, estatística e a medicina social.
O fundamento de uma concepção racionalista de enfermidade que expressando-se em uma prática de diagnóstico individual transferível ao plano coletivo, se projeta sob a forma de uma medicina das epidemias (FOUCALT,1979).
Até o início do século atual as preocupações da Epidemiologia concentram-se sobre modos de transmissão das doenças e o combate as Epidemias.
A partir das primeiras décadas, com a melhoria do nível de vida, especialmente nos países desenvolvidos e com o consequente declínio na incidência das doenças infecciosas, outras enfermidades de caráter não transmissível passaram a ser incluídas como objetivo de estudos epidemiológicos.
CONCEITUAÇÃO
Estudos dos fatores que determinam a frequência e a distribuição das doenças nas coletividades humanas (IEA- 1973).
Ciência que estuda o processo Saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades, danos á saúde e eventos associados á coletiva, propondo medidas especificas de prevenção , controle ou erradicação de doenças e fornecendo indicadores que sirvam de suporte ao planejamento, administração e avaliação das ações de Saúde (Rouquayrol e col 1999).
OBJETIVOS DA EPIDEMIOLOGIA
Descrever a distribuição a magnitude dos problemas de saúde nas populações humanas. Proporcionar dados essenciais para o planejamento, execução e avaliação das ações de prevenção, controle e tratamento das doenças, bem como para estabelecer prioridades. Identificar fatores das enfermidades.
Áreas Temáticas:
Doenças infecciosas e enfermidades carências doenças crônicas-degenerativas e outros danos á saúde serviços de saúde.
Principal uso da Epidemiologia
Diagnóstico da situação de saúde, Investigação etiológica, determinação de risco aprimoramento na descrição