saúde mental
A saúde mental (ou sanidade mental) é um termo usado para descrever um nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional ou a ausência de uma doença mental. Na perspectiva da psicologia positiva ou do holismo, a saúde mental pode incluir a capacidade de um indivíduo de apreciar a vida e procurar um equilíbrio entre as atividades e os esforços para atingir a resiliência psicológica.
A Organização Mundial de Saúde afirma que não existe definição "oficial" de saúde mental. Diferenças culturais, julgamentos subjetivo, e teorias relacionadas concorrentes afetam o modo como a "saúde mental" é definida. A dependência ao álcool
A dependência ao álcool pode ser um dos fatores de atrito com os colegas, afetando o convívio social e que se estende aos familiares, desenvolvendo também uma série de problemas de saúde, prejudicando o físico e o psicológico. O raciocínio se torna lento, podendo comprometer o desenvolvimento das tarefas e a compreensão das mesmas, levando muitas vezes ao envolvimento em acidentes de trabalhos e dependendo o estado de embriaguez a acidentes de trânsito. O dependente de álcool, no auge de sua doença, perde o seu emprego, sua cidadania e seus direitos sociais ficando desamparado e excluído na sociedade.
Em nossa sociedade, os níveis dos processos de saúde - doença se expressam como problemas de saúde pública, na interface entre Estado e a sociedade, entre o particular e o público, entre o individual e o coletivo, como o caso do alcoolismo.
A dependência ao álcool, como às outras drogas, significa o processo de adoecimento físico e psicológico do ser humano. Este adoecimento pode dar-se pelo sofrimento gerado pela pressão e pela necessidade da luta pela sobrevivência, por hereditariedade ou pelo ambiente em que o indivíduo estiver inserido.
E é neste momento de subjetividade da saúde que encontramos o indivíduo, vulnerável, tentando amenizar o sofrimento do seu contexto diário,