Saúde mental
Tainara Nogueira Tobler Lettieri
Barra do Piraí, 2010.
Justificativa:
O presente trabalho pretende refletir acerca da Saúde Mental no município de Barra do Piraí – RJ, tendo como eixo condutor, a Reforma Psiquiátrica em termos do conceito de cidadania. Pretendendo ter com foco o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS “Nossa Casa” em Barra do Piraí.
Nos últimos anos, alguns avanços foram alcançados no Brasil na área da Saúde Mental, como por exemplo, a criação da Lei n° 10.216, conhecida como Lei Paulo Delgado, que institui um novo modelo de tratamento, que pretende acabar com o modelo hospitalocêntrico e, adotar o modelo comunitário, assegurando leitos psiquiátricos nos hospitais gerais, assim como Residências Terapêuticas, a proposta é que o paciente da saúde mental seja tratado em sua comunidade, no seio de sua família e com isso extinguir progressivamente os manicômios.
Apesar de alguns avanços alcançados através da Reforma Psiquiátrica, muitos usuários da saúde mental continuam condenados a um tratamento excludente, onde são abandonados por seus familiares em hospitais psiquiátricos, tornando-se um “defunto social”, pois lá dentro o doente mental, perde seus vínculos com o mundo fora dos muros dos manicômios, tendo assim a sua cidadania e sua dignidade amputadas.
Objetivo:
Estudar a política de saúde mental no município de Barra do Piraí, se está de acordo com a Lei, buscando a garantia de direitos.
Conhecer a política de Saúde Mental em Barra do Piraí
Objetivo Específico:
Conhecer as condições do CAPS e do Hospital Geral da cidade de Barra do Piraí, buscando conhecimento a cerca da efetivação da Política de Saúde Mental na cidade.
Metodologia:
A metodologia usada primeiramente será a bibliográfica, em seguida será feita uma pesquisa de campo, através de visitas institucionais e entrevistas a profissionais da área.