saúde dos idosos
Resumo Indicativo
Consumo de Cálcio Dietético por Idosos Praticantes de Atividade Física em uma Academia de Teresina, Piauí
A atividade física na terceira idade reduz o risco de quedas, pois mantém a flexibilidade das articulações e a força, o equilíbrio e a coordenação muscular. Os exercícios de relaxamento e de alongamento também são importantes durante o envelhecimento dos músculos e das articulações. Além disso, a prática de exercícios ajudará o idoso a manter-se flexível, ativo e em boa forma. A saúde da pessoa idosa necessita de nutrientes que muitas vezes são obtidos por meio da ingestão de alimentos que os contêm, tornando-se necessários nos idosos devido à predisposição da própria idade em desenvolver deficiências, principalmente de cálcio.
Referências
http://www.sbnpe.com.br/_n1/docs/revistas/volume27-3.pdf#page=9
Resumo Descritivo
Ingestão de vitamina A por pacientes com fibrose cística diagnosticados precocemente
A insuficiência pancreática, comum em pacientes com fibrose cística (FC), gera má absorção de nutrientes e predispõe à carência de vitaminas lipossolúveis. A vitamina A tem destaque devido à sua ação antioxidante e seu papel na integridade dos epitélios e na função imunológica. O estudo teve como objetivo a avaliação da adequação do consumo de vitamina A por pacientes com diagnóstico precoce de FC em acompanhamento nutricional.
Referências
http://www.sbnpe.com.br/_n1/docs/revistas/volume27-3.pdf#page=9
Resenha
Terapia Nutricional no Transplante Hepático
Racional- Deficiências nutricionais, por vezes graves, säo (sic) comuns em pacientes com insuficiência hepática, candidatos a transplante de fígado. A terapia nutricional pode corrigir total ou parcialmente tais deficiências, melhorando as condições (sic) clínicas e o prognóstico desses indivíduos, frente ao grande desafio do transplante hepático.
Objetivos – Breve revisão (sic) do papel do fígado no metabolismo dos diversos