saúde do trabalhador
SAUDE DO TRABALHADOR
Este trabalho relata sobre a Sade do trabalhador, que é campo que visa compreender a relação entre trabalho e o processo saúde/doença. Pelo fato de haver grande incidência de acidente de trabalho se criou meios de prevenção.
Através deste meio de organização se criou as CIPAS e NRs que regulariza o trabalhador na sua saúde física e psíquica auxiliando o mesmo ate quando afastado do ambiente de trabalho. Sendo que trabalhador é toda a pessoas que trabalha formalmente ou informal.
Neste trabalho será citado também o que é uma CIPA ,CAT e RINA e segue em anexo as mesmas.
1 HISTÓRIA DO TRABALHO
O dia do Trabalho, comemorado no Brasil e em várias partes do mundo em 1º de maio, é uma homenagem a uma greve ocorrida na cidade de Chicago (EUA) no ano de 1886. A data foi marcada pela reunião de milhares de trabalhadores que reivindicavam a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Com a chegada dos imigrantes europeus ao Brasil, vieram idéias sobre princípios organizacionais e leis trabalhistas, já implantadas, da Europa. Em 1917, aconteceu a greve geral, que parou a indústria e o comércio. A classe operária se fortaleceu em 1824, o dia 1º de maio foi decretado feriado nacional pelo Presidente Artur Bernardes.
1.1 O contrato de trabalho
No século XX, foi instituído o contrato de trabalho, contendo regras que regem os direitos e deveres entre patrões e empregados.
Criou-se então, as primeiras classes trabalhadoras, com a classificação em cargos, funções, atribuições e salários.
1.2 A CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas)
No Brasil, mais especificamente no Governo de Getúlio Vargas, foi instituída a maior legislação trabalhista do País, a CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas, representada pela popular carteira de trabalho, onde o trabalhador brasileiro passou a ser reconhecido pelos seus direitos, além de receber benefícios como férias, décimo-terceiro