saúde do trabalhador
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSDO DE TERAPIA OCUPACIONAL
TRABALHO FINAL: SAÚDE DO TRABALHADOR
TRABALHO DE GRADUAÇÃO
Bruna I. Altermann; Deise M. Barbosa e Mircele M. Rodrigues
Santa Maria, RS
2013
INTRODUÇÃO
O presente trabalho foi realizado através de uma pesquisa de campo, como forma de rastreio para identificar como se encontra a saúde dos trabalhadores em uma filial de uma empresa de fotocópia localizada no prédio 17, da Universidade Federal de Santa Maria.
Foram analisadas questões referentes às condições físicas e estruturais do ambiente de trabalho, questões ergonômicas, riscos e incidência de doenças e acidentes ocupacionais bem como as relações interpessoais dos funcionários.
Avaliação do posto de trabalho: Xerox
Foram coletadas as seguintes informações do local, sendo uma filial de uma empresa de Fotocópias (xerox), localizada no Prédio 17 da Universidade Federal de Santa Maria. A filial possui dois funcionários regularmente contratados, respeitando todos os direitos trabalhistas previstos na lei.
A carga horária dos funcionários é de oito horas diárias, sendo divididas em dois turnos manhã e tarde (das 8hs às 12hs, das 13hs às 17hs), sendo assim contam com uma hora de intervalo para o almoço. Podendo mesmo durante a jornada de trabalho realizar intervalos para lanche e ir ao banheiro.
Observamos que o ambiente de trabalho é climatizado, bem iluminado, possuem alguns móveis adaptados de acordo com a estatura física dos funcionários, além de uma cadeira e um banco para o repouso dos mesmos. Para manter a jornada de trabalho agradável e mais descontraída é permitido a utilização de aparelhos de som.
As relações interpessoais dentro da empresa perante o relato dos funcionários é agradável e satisfatória, tanto entre chefe, colega de trabalho e clientes. Se necessário em