Saúde do Leite de Soja
Os benefícios do leite de soja são especialmente ter um efeito positivo na prevenção do câncer devido a presença de substâncias como as isoflavonas da soja e aos inibidores da protease. Além disso outros benefícios do leite de soja podem ser:
diminuição do risco de doenças do coração, combater a osteoporose, ajudar a controlar a diabetes e o colesterol alto.
O leite de soja é rico em proteínas, fibras, vitaminas do complexo B e ainda possui alguma concentração de cálcio, porém ele só deve ser utilizado como substituto do leite de vaca para bebês e crianças sob orientação do médico ou do nutricionista.
O leite de soja é livre de colesterol e tem menos gordura do que o leite de vaca sendo muito benéfico para a saúde, mas o leite de vaca pode ainda ser substituído por leite ou bebidas de arroz, de aveia ou de amêndoas, caso o indivíduo apresente alergia à proteína do leite de vaca ou de cabra ou intolerância à lactose.
Algumas marcas que comercializam o leite de soja são Ades; Yoki; Jasmine; Mimosa; Pró vida; Nestle; Batavo e Sanavita, o preço varia de 3 a 6 reais por embalagem, e o preço das fórmulas infantis de soja varia de 35 a 60 reais.
Malefícios do leite de soja
Os malefícios do leite de soja para a saúde são minimizados quando o produto é devidamente industrializado, mas não são totalmente excluídos e por isso o seu consumo deve ser feito com cautela pois as bebidas de soja contém anti-nutrientes que diminuem a capacidade do organismo de absorver alguns nutrientes como minerais e alguns aminoácidos.
Crianças e bebês só devem tomar leite, suco de soja ou qualquer outro alimento à base de soja sob orientação médica pois a soja pode ter um efeito negativo sobre o desenvolvimento hormonal das crianças e isto pode levar à puberdade precoce e outras alterações hormonais importantes, além disso ele não contém colesterol, uma substância essencial para o desenvolvimento adequado do cérebro e do sistema nervoso central