Saúde coletiva
Quais os sintomas e danos a saúde?
Tosse, falta de ar, perda de peso. Doenças do tecido conjuntivo, incluindo artrite reumatoide, escleroderma (também chamada de esclerose sistêmica progressiva) e lúpus eritematoso sistêmico. Podendo assim, causar danos a saúde como: Câncer de pulmão; Fibrose massiva progressiva; Insuficiência respiratória; Tuberculose.
Como se contrai?
A sílica é um cristal comum de ocorrência natural. É encontrada na maioria dos leitos de rocha e forma pó durante a mineração, escavação, construção de túneis e trabalho com minérios metálicos. A sílica é uma parte importante da areia, então as pessoas que trabalham com vidro e os jateadores de areia também estão expostos à sílica.
Existem três tipos de silicose:
Silicose crônica simples resulta da exposição por um longo período (mais de 20 anos) a pequenas quantidades de pó de sílica. O pó de sílica causa inchaço nos pulmões e nos linfonodos do peito. Essa doença pode fazer com que as pessoas tenham dificuldades para respirar. Essa é a forma mais comum de silicose.
Silicose acelerada - ocorre após a exposição a maiores quantidades de sílica em um curto período (de 5 a 15 anos). O inchaço dos pulmões e os sintomas ocorrem mais rápido do que na silicose simples.
Silicose aguda - resulta da exposição a quantidades muito grandes de sílica em um curto período. Os pulmões ficam muito inflamados e podem se encher de líquido, causando forte falta de ar e baixos níveis de oxigênio no sangue.
A fibrose massiva progressiva pode ocorrer na silicose simples ou na acelerada, mas é mais comum na forma acelerada. A fibrose massiva progressiva causa uma grave cicatrização do pulmão e destrói suas estruturas normais.
As pessoas que trabalham expostas ao pó de sílica estão em risco. Esses trabalhos incluem:
Fabricação de abrasivos
Fabricação de vidros
Mineração
Escavação
Construção de estradas e edifícios
Jateamento de areia
Corte de pedras
A exposição intensa à sílica pode causar a doença em