Saúde coletiva
EPI + DEMOS + LOGOS
SOBRE,
POVO,
ESTUDO
ACIMA
CIÊNCIA DO QUE SE ABATE SOBRE O POVO
CIÊNCIA BÁSICA: SAÚDE COLETIVA
PROCESSO SAÚDE-DOENÇA DISTRIBUIÇÃO DETERMINANTES
Epidemiologia
Conceito
“é o estudo da ocorrência e distribuição dos estados ou eventos relacionados à saúde em populações específicas, incluindo o estudo dos determinantes que influenciam nesses estados e a aplicação desse conhecimento para o controle dos problemas de saúde”(Porta 2008)
OBJETIVOS
Descrever a distribuição e a magnitude dos problemas de saúde nas populações humanas. Proporcionar dados essenciais para o planejamento, execução e avaliação das ações de promoção, prevenção, controle e tratamento das doenças bem como estabelecer prioridades. Identificar fatores etiológicos na gênese das enfermidades.
Epidemiologia
Lei 8080 de 1990, capítulo II, artigo 7
no desenvolvimento de ações e serviços de saúde, deve
haver “a utilização da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades, a alocação de recursos e a orientação programática” (Goldbaum).
37,1% dos dentistas mantêm vínculo empregatício com
serviço de saúde público (Ministério da Saúde e CFO).
Dos cirurgiões –dentistas contratados pelo serviço público,
espera-se que sua atuação não se limite ao atendimento clínico, mas inclua a atuação na comunidade, realizando levantamentos epidemiológicos, efetuando ações preventivas e de educação em saúde, programando serviços dirigidos a grupos com necessidades diferenciadas, enfim promovendo a saúde bucal Nesse sentido a epidemiologia torna-se fundamental na grade curricular dos estudantes, capacitando-os para este tipo de atuação
INFLUÊNCIA DAS CARACTERÍSTICAS DA SOCIEDADE BRASILEIRA SOBRE A ÁREA DE ODONTOLOGIA
Expansão forçada da oferta de dentistas; Acesso inviável as clínicas particulares para pelos
menos