saviani- educação
1.Tese filosófico-histórica: da essência e do caráter reacionário da pedagogia e da existência e do caráter revolucionário da pedagogia. Aqui, pode-se refletir sobre a história do homem e a influência desta na educação, as mudanças sociais e a luta de classes trazida com o capitalismo e seus reflexos na educação.
2. Tese pedagógico-metodológica: O autor discute aqui a relação entre ensino e pesquisa e como o “escolanovismo” tentou articular-se com o processo de desenvolvimento da ciência enquanto o método tradicional o articulava como produto da ciência.
3. Segundo o autor a terceira tese deriva das duas primeiras, voltando à falta de democracia nas escolas: de como, quando mais se falou em democracia no interior da escola, menos democrática foi à escola; e de como, quando se menos falou em democracia, mais a escola esteve articulada com a construção de uma ordem democrática.
Saviani propõe uma Teoria Crítica da Educação ou seja, frisando que os dois primeiros grupos explicam a marginalização na forma da relação entre educação e sociedade.
Para o autor a educação deveria ser o instrumento para as escolhas do homem livre, democrático, cidadão e autônomo acaba, então se tornando mais uma ferramenta de manipulação e de alienação da sociedade. Ela evidencia as diferenças sociais e marginaliza, ao invés de estimular a luta contra a ideologia das classes dominantes, e dos direitos dos seres humanos: o conhecimento, que deve ser universal e possibilitado a todos. O autor retifica a relação entre e educação e a sociedade, citando como responsabilidade do professor transformar cada indivíduo que assiste a sua aula, compreendendo melhor o mundo e seus acontecimentos, assim como seu papel, seus deveres e seus direitos para a construção de um país melhor. Essas pequenas quebras de paradigmas que