História e história da educação-demerval saviani
O livro a que nos referimos é uma coleção de textos elaborados a partir do IV Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil", realizado em Campinas, em dezembro de 1997.
Este constitui-se de uma Apresentação, por seus organizadores, introdução e três partes. Dermeval Saviani (UNICAMP) ao redigir a introdução, lamenta que os historiadores, em geral, com poucas exceções, não tenham "se ocupado, com a desejável acuidade, das questões epistemológicas da história" (p. 9). Retomando Ciro Flamarion Cardoso, Saviani depara-se com os modelos “iluministas” e "pós-moderno" os dois polos do atual embate teórico-metodológico nos "domínios da história". O autor situa-se no interior do primeiro, essencialmente por um dos seus mais importantes nomes: Michel Foucault. Daí a necessidade e a importância para a história da educação de aprofundar o debate epistemológico.
Denominada "Questões teórico-metodológicas da história", A parte um, abre com o artigo em que Edgar Salvadori de Decca (UNICAMP) faz uma revisão de algumas das mais importantes propostas da "história como narrativa", a começar por Hayden White e chegando a Edward P. Thompson. Para este último, um "marxista peculiar" com quem de Decca manifesta grande afinidade, a história "é herdeira da narratividade". Conforme o autor, a resposta da narrativa é encorajador para a história, mas coloca dificuldades que exigem cuidados. O segundo artigo é de José Carlos Reis (UFMG), que defende a tese de que a Escola dos Annales foi uma espécie de abrigo para pesquisadores esgotados pelas duas grandes guerras mundiais e pelas revoluções que, em nome da aspiração ao progresso, marcaram a Europa no século XX: em reação à turbulência, buscaram as permanências, a longa duração, a história quase imóvel das estruturas renitentes à mudança. O terceiro artigo