Savater
FICHA DE LEITURA
[pic]
O Valor de Educar
“ A humildade do mestre, pelo contrário, consiste em renunciar a demonstrar que está acima dos outros e em esforçar-se por ajudar a subir os outros”
Nome do autor: Fernando Savater
Título: O Valor de Educar
Editores: Editorial Presença, 1ª edição. Publicações Dom Quixote, 2ª edição.
Local e data: Lisboa, Setembro de 1997. Lisboa, Maio de 2006
Informações sobre o autor: Fernando Savater nasceu em San Sebastian em 1947. Catedrático de Ética na Universidade Complutense de Madrid. É autor de uma vasta obra que abarca o ensaio, a narrativa e o teatro. Entre outros galardões, recebeu o Prémio Francisco Cerecedo da Associação de Jornalistas Europeus e o Prémio Sakharov de Direitos Humanos. Fernando Savater é um dos pensadores mais destacados de Espanha e tem vindo a ganhar grande popularidade no mundo inteiro.
Outras obras do autor: As perguntas da Vida; O Meu Dicionário Filosófico; A coragem de escolher; Os dez mandamentos no século XXI; Ética para um jovem; O grande labirinto;
Resumo: Savater aborda temáticas da actualidade na relação entre a escola, a comunidade, a família. Menciona grandes inquietações do nosso tempo – o racismo, a intolerância, a violência, o abuso de drogas, etc.
Em todos os países de fala da crise da educação e sucedem-se planos de estudo, protestos de estudantes e professores, queixas de pais, debates entre partidários…
Parece então oportuno reflectir sobre as questões essenciais: o que é a educação? O que foi ela no passado e até onde se pode ir no futuro? O que podemos esperar dela? Consiste na mera transmissão de conhecimento ou deve formar para a cidadania democrática?
Este ensaio de Fernando Savater pretende responder a estas perguntas e também acercar-se de outras questões fundamentais: a tensão educativa entre a disciplina e a liberdade, o eclipse das humanidades, os limites da neutralidade escolar, o