saude
O cérebro e a medula espinhal formam o sistema nervoso central que é o principal sistema de controle do corpo, coordenando todos os tecidos, órgãos e sistemas do corpo. O funcionamento e o controle de todos os órgãos e sistemas do corpo se realizam através de complexos impulsos nervosos gerados no cérebro. Estes se transmitem pela medula espinhal e raízes nervosas até chegar a todas as partes do corpo. As mensagens se transmitem através dos canais do nervo desde o cérebro aos órgãos e são retransmitidas dos órgãos de volta ao cérebro. Isto permite que o cérebro regule e controle todos os sistemas a fim de produzir um corpo saudável.
O líquido cerebroespinhal (líquor) é produzido no cérebro e do cérebro é bombeado ao redor da medula espinhal e do cérebro para sua posterior reabsorção. Uma membrana em forma de bolsa (a dura-máter) cobre o cérebro e a medula espinhal, que está submergida em líquor. O líquor atua como um amortecedor, protegendo este delicado mecanismo. O líquor proporciona alimento, elimina os resíduos e oferece um meio ideal para a condução da energia nervosa.
Sua saúde total depende da integridade desses sistemas. O tratamento quiropráxico ajuda a manter o fluxo desse líquido cerebroespinhal a fim de assegurar que seu cérebro e sistema nervoso possam manter a homeostasia do corpo.
Precisamos do sistema nervoso, para perceber, transmitir a todo o corpo e efetuar respostas adequadas a esses mesmos estímulos. Este sistema funciona igualmente como coordenador e integrador das funções das células, tecidos, órgãos e aparelhos, de modo a que se obtenha um todo que funcione como uma unidade.
O sistema nervoso é o mais complexo de todos os sistemas do corpo de um animal. As suas unidades básicas continuam a ser células, mas neste caso estão organizadas em redes e circuitos que processa informação. Nestes circuitos reside não apenas a capacidade de gerar respostas imediatas a estímulos, mas também a capacidade de recordar