Saude
ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL E TECNOLOGICA DE SANTA CATARINA
TECNOLOGIA EM SEGURANÇA DO TRABALHO
ALEX DE OLIVEIRA
JOÃO MARIA DE OLIVEIRA
Professor Ednelson
SAÚDE DO TRABALHADOR ENTRE OS ANOS DE 1943/1977
JOINVILLE
2012
SÚMARIO
1. INTRODUÇÃO.................................................................................................. 4
2. DESENVOLVIMENTO.................................................................................... 5
3. CONCLUSÃO..................................................................................................... 11
4. REFERÊNCIA.................................................................................................... 12
1. INTRODUÇÃO
Ao longo dos anos houve sempre que preocupasse com a saude dos trabalhadores, de forma que foram tomadas iniciativas bastante modestas.
No Brasil a higiene ocupacional do trabalhador foi reconhecida apartir do ano 1994 com a criação da Associação Brasileira de Higienistas ocupacionais (ABHO). Com a modificação da NR-9 transformando-a em um progama de prevenção de riscos ambientais. Mas neste vamos ver que há decadas passadas já se falava da sáude ou higiêne ocupacional, não com tanta frequência, mas já se dava o vislunbre no que diz respeito a integridade física do trabalhador.
2. DESENVOLVIMENTO
O Decreto - Lei n. 5.452, de 1º de abril de 1943, aprovou a CLT, elaborada pelo Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio e que elaborou também o primeiro projeto de Consolidação das Leis da Previdência Social. Foi com o advento da CLT, em 1943, que no Brasil as atividades destinadas a prevenir acidentes do trabalho e doenças ocupacionais foram realmente institucionalizadas.
O crescimento das indústrias resultou no aumento do número de trabalhadores urbanos, o que, consequentemente, trouxe novas