Saude e sociedade
sistemas de saúde no Brasil, antes e depois do SUS.
NOME(S) DO ALUNO(S):
TERESINA-PI
05/05/2013
Antes da criação do Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde (MS), com o apoio dos estados e municípios, desenvolvia quase que exclusivamente todas asações de promoção da saúde e prevenção de doenças, tendo estaque como as campanhas de vacinação e controle de endemias. Todas essas ações eram desenvolvidas com caráter universal, sem nenhum tipo de discriminação com relação à população .
Na área de assistência à saúde, o ministério da saúde atuava apenas por meio de alguns hospitais especializados, nas áreas de psiquiatria e tuberculose, além da ação da Fundação de Serviços Especiais de Saúde Pública em algumasregiões, como o interior do Norte e Nordeste.
Essa ação, chamada também de assistência médico-hospitalar, era prestada à parcela da população definida como indigente, por alguns municípios e estados e, principalmente, por instituições filantrópicas. Essa população não tinha nenhum direito e a assistência que recebia era na condição de um favor, uma caridade.
A grande atuação do poder público nessa área se dava através do Instituto
Nacional de Previdência Social (INPS) que depois passou a ser denominado Instituto
Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS), autarquia do Ministério da Previdência e Assistência Social.
O INPS foi o resultado da fusão dos institutos de aposentadorias e pensões (os denominados IAPs) de diferentes categorias profissionais organizadas (bancários, comerciários, industriários, dentre outros), que posteriormente foi desdobrado em
Instituto de Administração da Previdência Social (IAPAS), Instituto Nacional de
Previdência Social (INPS) e Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência
Social (INAMPS). Este