saude e sociedade
ESCOLA DE ENFERMAGEM E FARMÁCIA - ENSEFAR
CURSO: ENFERMAGEM
SÍNTESE
MACEIÓ/AL
JUNHO/2013
Ao longo dos anos, a saúde e a doença tornaram-se alvos de discursões, cuidados e influenciaram muitas mudanças por todo o mundo. E a busca por uma vida mais saudável tem sido a preocupação das pessoas - que assumiram um pouco a responsabilidade pelo seu corpo - e dos governos - que cada vez mais percebem a importância de proporcionar um ambiente saudável. Mas o que é estar saudável? Aliás, o que é saúde? O que é doença?
Segundo a OMS(Organização Mundial da Saúde), saúde é o completo estado de bem-estar físico, mental e social. Durante um tempo esse conceito teve efeitos positivos, pois juntava pela primeira vez fenômenos socias e psíquicos. Só que o tempo passou e esse conceito ficou ultrapassado. Precisamos lembrar que estamos constantemente circulando entre o estado de saúde e doença. No livro, A Doença, Berlinguer comenta o conceito dado a saúde pela OMS, "A Organização Mundial da Saúde [...] tentou dar uma definição a mais abrangente possível".
E não é só entre os anos que o conceito vai mudando, mas também entre as pessoas. Quando perguntados o que é saúde e doença, as respostas variam de acordo com a idade, sexo, crença religiosa, classe social, emprego, experiências de internações, entre outros. De acordo com Berlinguer isso é o que podemos chamar de "a ótica do observador".
Os paradigmas da saúde-doença foi evoluindo com o passar do tempo e se adequando às necessidades de cada época. Na baixa Idade Média, por exemplo, a doença era uma forma de punir os pecadores e a saúde era um privilégio para os seguidores fiéis (Modelo Mágico-Religioso). É a época das bruxas, fogueiras, penitências, castigos, do obscurantismo. Obscurantismo que foi considerado um atraso no conhecimento. Na Grécia antiga é onde começa o pensamento racional com uma visão ingênua, suposições, explicações