Saude e Segurança no Trabalho do Motorista de Onibus e Moveleiro
O trabalho desempenha um papel fundamental na vida das pessoas, considerando que a maioria dos trabalhadores passa pelo menos oito horas por dia no local de trabalho, quer seja numa plantação, num escritório, numa fábrica.
Os ambientes laborais devem ser seguros e saudáveis. Mas na verdade, não é essa a situação para muitos trabalhadores. Todos os dias, trabalhadores de todo o mundo expostos a múltiplos riscos para a saúde, entre eles, poeiras, gases, ruídos, vibrações e temperaturas extremas.
Infelizmente, alguns empregadores assumem poucas responsabilidades relativamente à proteção da saúde e da segurança dos seus trabalhadores. De fato, os empregadores, em algumas situações nem sequer têm conhecimento de que têm responsabilidades, muitas vezes, legal, de proteger os trabalhadores. Assim, são cada vez mais frequentes os acidentes e as doenças profissionais.
Neste trabalho visa-se discutir a saúde e segurança do trabalho de profissionais moveleiros e motoristas de ônibus, que não tem condições sadias e seguras para a execução de seus trabalhos.
O Moveleiro tem por objetivo a atividade de produção de móveis/mobiliário, especialmente de forma mecanizada, em pequena, média ou grande escala, abrangendo a extração de produtos naturais e sua transformação. Transforma a matéria prima, madeira ou metal em móveis. A mão-de-obra preponderante em movelarias é a masculina, sendo o trabalho feminino encontrado nos setores de lixamento manual, pintura, tapeçaria e embalagem.
Enquanto que o motorista de transporte coletivo urbano é, diferente das pessoas, é o profissional que desempenha suas atividades num ambiente público, o trânsito. A atividade de dirigir é desgastante, causa fadiga, ocasionada por fatores ambientais do local de trabalho e até mesmo pela forma como os motoristas desenvolvem suas atividades.
Em ambas profissões, as condições de trabalho e de saúde podem ser consideradas fontes dos distúrbios orgânicos ou psíquicos que poderiam ser evitados