pastilhas
São insertos fabricados em metal duro, que têm a finalidade de cortar o material bruto, em processos de usinagem feitos por torneamento, fresamento ou rosqueamento. Essas pastilhas têm elevada dureza e resistência ao desgaste e podem trabalhar com altas velocidades, proporcionando grande remoção de cavaco. Atualmente as mais utilizadas são as intercambiáveis, por serem mais práticas, porém as pastilhas possíveis para serem brasadas (soldadas) aos suportes ainda são comumente utilizadas.
Existem codificações para padronizar essas pastilhas, tanto quanto à forma geométrica, tolerâncias, espessura, ângulos, tipo do quebra-cavaco, etc... Também são codificados os suportes de fixação, dessa forma garantindo a intercambiabilidade entre pastilhas de diversos fabricantes.
Com o avanço das tecnologias e a busca por melhores rendimentos, foram desenvolvidos revestimentos que protegem a aresta de corte da pastilha. Existem revestimentos adequados aos diversos materiais a ser usinado.
Também foram aperfeiçoados os perfis das arestas de corte e do quebra-cavaco, na busca de maior velocidade e profundidade de corte. Para cada tipo de material existe um perfil mais adequado.
Revestimentos (Coberturas)[editar]
PVD - Phisical Vaporization Deposition
É um processo físico de deposição por vaporização. Pode ser usado em insertos positivos e negativos, tem aspecto fosco, e a camada varia de 8 a 16 μm.
PCD - Chemical Vaporization Deposition
É um processo químico de deposição por vaporização. É usado em insertos positivos, tem aspecto brilhante e a camada varia de 2 a 5 μm.
As coberturas mais comuns atualmente são:
TiC - Carboneto de Titânio, evita a craterização. Normalmente usada como base;
Al2O3 - Óxido de Alumínio (cor preta), evita reação química entre o material e metal duro;
TiN - Nitreto de Titânio (cor amarela), lubrificante sólido. Diminui o atrito com o cavaco.
CBN e PCD[editar]
CBN - Cubic Boro Nitreto
O nitreto cúbico de