saude e religião
TEOLOGIA EM SAUDE, PROFº: OCIR ANDREATA
RESUMO DO TEXTO: RELIGIÃO E SAÚDE: UMA CONTRIBUIÇÃO EVANGELICA.
CURITIBA 2014
RELIGIÃO E SAÚDE: UMA CONTRIBUIÇÃO EVANGELICA.
A relação entre religião e saúde, não é apenas constitucional, mas sim também pelas diversas religiões que tornam-se defensoras dos hospitais. Cada vez mais, pode-se encontrar relação entre a religião e a qualidade de vida, na onde a sua consequência é a saúde. Para constatar essa relação devemos fazer alguns questionamentos da influência da teologia para o bem comum da qualidade de vida,a inclusão da dimensão “espiritual” ou “não material” vem sendo discutida pela OMS(organização mundial da saúde).
Em 1983,foi discutido e reorganizado pela a OMS a definição de saúde aonde, “saúde um estado dinâmico de completo bem-estar físico,mental, espiritual e social e não meramente a ausência de doença”. No entanto continua os questionamentos, como estabelecer um indicador de bem-estar em que a dimensão religiosa esteja contemplada?
As diversas ciências da saúde não estabelecem ainda um indicador , mas o assunto esta em discussão no grupo qualidade de vida da organização mundial de saúde , que inclusive já elaborou um instrumento genérico de avaliação de qualidade de vida.
Atualmente, o avanço tecnológico tem dado mais comodidade aos médicos, pois eles têm um diagnostico mais promissor de doenças, assim podendo-se evitar a morte. Assim, houve um crescimento de expectativa de vida, assim houve um questionamento relacionado aos aspectos da qualidade de vida.
Assim, o conceito de saúde tem sido cada vez mais abrangente, incluindo aspectos que