Ciência, Religião, saúde e fé
379 palavras
2 páginas
Ciência, Religião, Saúde e Fé A Ciência e a Religião relacionam-se diretamente, pois ambas tem o mesmo princípio, conhecido pela fé como “Deus” e pela ciência como “verdade”, se uma fosse a negação da outra, certamente uma estaria errada. A fé é a crença que admite qualquer coisa, basta se crer naquilo que se deseja e quanto mais se crê sem provas, maior será sua fé. A religião busca evidências variadas (teóricas, espirituais, sensitivas), já a ciência contesta esse fator “Fé”, pois precisa de provas, evidências objetivas e lógicas para acreditar em determinado fato. Fé sem ciência é fanatismo, ciência sem fé é ceticismo, ambos são assuntos polêmicos, onde a ciência veio para tirar o ser humano daquela visão antiga de superstições, dogmas ou simplesmente ignorância, com o punho de ferro das religiões fundamentalistas onde tudo é proibido. A ciência já foi considerada pecado, onde usavam como ato de purificação a fogueira, aos cientistas que acabavam parando na Santa Inquisição, tendo que negar seus conhecimentos e descobertas para serem absolvidos. A ciência funciona a partir do mistério do não saber, onde o cientista é alguém que dedica a vida inteira ao estudo do mundo natural. Essa relação entre o homem e o desconhecido é algo profundamente espiritual, onde algumas pessoas sentem essa energia ao entrarem em uma igreja ou templo e outras sentem essa relação espiritual com a natureza, nessa busca por saber e respostas.
No ponto religioso, podemos procurar entender como certos fatos acontecem pela fé ou sinal de Deus: “Não sei como surgiu a vida, então foi Deus quem fez”. Não se pode dizer que Deus está lá, diante de fatos que a física e a ciência explicam, pois não existiria um “Ele”, para a ciência, que possa agir e interferir na matéria.
Hoje, alguns médicos aliam a medicina convencional com passes e orações, onde obtiveram resultados satisfatórios, pois perceberam que uma pessoa com fé tem maior chance de se curar, seja