atividade pratica 2
Que implicações podem resultar da afirmação “fé e ciência são complementares e tem raízes em profundas necessidades humanas” na discussão sobre Ciência e Religião. Esta afirmação indica que para o ser humano fé e religião podem ser aliadas, pois uma através da evolução pode interferir no que é real, e a outra faz parte de nossa cultura e pode interferir no espiritual.
Procurar perceber as possibilidades de inter-relações entre Ciência e Religião, Saúde e Espiritualidade/Fé. Todos nós, desde crianças somos orientados a crer em uma força espiritual e passamos a deixar que esta crença, tenha capacidade de intervir em nosso subconsciente. A tudo que não temos explicação, relacionamos a Deus. Na morte recorremos a Deus, na doença recorremos a Deus, de onde recebemos o conforto diante de uma perda, e de onde muitas vezes tiramos força para enfrentar as enfermidades.
A ciência, baseada em estudos científicos nos traz a cura das enfermidades e a religião nos oferece a capacidade de enfrenta-las.
Listar situações em que Ciência e Religião se tornaram contraditórias.
A ciência, baseada em estudos científicos, não tem o poder de explicar tudo, a tudo o que a ciência não explica relacionamos a religião, onde existe varias contradições, tais como:
A fé cura?
Existe vida após a morte?
Como o mundo foi criado?
Qual a origem do homem? Enumerar casos que apontam para uma aproximação entre Ciência e Religião, Saúde e Espiritualidade. Já existem médicos que estudam e frequentam religiões, uns porque querem entender a ligação entre as duas, outros em virtude de crenças. Isto mostra a possibilidade de ligação entre as duas partes.
Escrever um texto de 15 a 20 linhas que demonstre a possibilidade de inter-relação entre Ciência e Religião, Saúde e Fé. Use argumentos sólidos, não se esquecendo de fazer referência ao artigo lido e ao capítulo do livro-texto que trata do assunto.
Na visão cientifica do físico Marcelo Gleiser,