Sgbd
Em um registro de vendas, usaremos o comparativo entre arquivos textos e SGBDs ( sistemas gerenciais de banco de dados ) para mostrar vantagens e desvantagens entre ambos. Para começar veremos que a redundância e inconsistência de dados de um arquivo texto como banco de dados é uma desvantagem deste frente a um SGBD. Se fizermos um cadastro de clientes com arquivo texto poderemos cadastrar o mesmo cliente duas fezes e com nomes e outros atributos diferentes sem nos dá conta disso.
A dificuldade de acesso aos dados é outra desvantagem dos arquivos texto. Não poderemos consultar os dados de formos diferentes só na forma em que foram escrito.
Isolamento dos dados também é um problema dos arquivos textos, pois não podemos fazer comparações automáticas entre os dados registrados em um arquivo texto.
O problema de segurança é outra desvantagem dos arquivos texto, pois todos os usuários terão o mesmo privilegio de acesso aos dados.
O problema de integridade dos dados é outro que temos com os dados de um arquivo texto, pois nele não podemos implementar regras de negócio.
A vantagem dos arquivos texto é que não precisamos de softwares SGBDs nem pessoas especializadas para configura-los.
Modelo de Dados
Uma característica fundamental do uso de bancos de dados é que permitem a abstração dos dados, ocultando detalhes do armazenamento de dados, que são desnecessários para a maioria dos usuários de bancos de dados. Um modelo de dados — conjunto de conceitos que podem ser usados para descrever a estrutura de um banco de dados — fornece o significado necessário para permitir essa abstração. Por estrutura de um banco de dados entendemos os tipos de dados, relacionamentos e restrições que devem suportar os dados. A maioria dos modelos também inclui uma série de operações básicas para a recuperação e atualizações no banco de dados. Além das operações básicas fornecidas pelo modelo de dados, está se tornando comum incluir conceitos