saude publica
1 INTRODUÇÃO 3 3 CONCLUSÃO 10 REFERÊNCIAS 11 SUS. Disponível em: 11
1 INTRODUÇÃO
Os problemas do sistema de saúde brasileiro estão presente no nosso dia-a-dia, constatados por fatos amplamente conhecidos como as fila frequentes no serviço de saúde, a falta de leitos hospitalares para atender a demanda da população, a escassez de recursos financeiros, materiais e humanos para manter os serviços de saúde operando com eficácia e eficiência.
Entre avanços e recuos, a história da saúde pública no Brasil perpassa pelo conhecimento dos determinantes históricos e sempre foi influenciada pelo contexto político-social.
Este trabalho tem como objetivo fazer uma breve revisão sobre a história da saúde pública no Brasil, para que possamos compreender seu desenvolvimento ao longo dos anos até os dias atuais, com a instituição do Sistema Único de Saúde-SUS.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 HISTÓRIA DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL.
A história da saúde pública no Brasil tem sido marcada por sucessivas reorganizações administrativas. No início a saúde pública no Brasil praticamente inexistiu nos tempos da colônia. As únicas formas de assistência à saúde era o pajé com suas ervas e cantos, e os boticários que viajavam pelo Brasil colônia (INDRIUNAS, 2014). Com a vinda da família real para o Brasil em 1808, houve necessidade da organização de uma estrutura sanitária mínima, capaz de dar suporte ao poder que se instalava na cidade do Rio de Janeiro (POLIGNANO, 2014). A preocupação maior até 1850 estava voltada ao estabelecimento de um controle sanitário mínimo na capital do império, como ao controle dos navios e saúde dos portos. E foram essas as medidas governamentais até a República. O século XX foi marcado por epidemias, principalmente a febre amarela, levando a uma crise