Assis
RESISTORES
POTENCIAL ELÉTRICO
1. INTRODUÇÃO TEÓRICA:
RESISTORES: Os resistores elétricos são equipamentos usados em circuitos elétricos exercendo seu papel como um conversor de energia elétrica em energia térmica. Também são conhecidos como dissipadores de eletricidade ou aquecedores. Os resistores mais conhecidos são: o aquecedor do chuveiro elétrico, os filamentos de uma lâmpada incandescente, os filamentos que são aquecidos em uma estufa. A identificação do valor da resistência de um resistor é dada através faixas coloridas nele presente, a leitura dessas faixas é interpretada pela tabela abaixo:
RESISTÊNCIA ELÉTRICA: A resistência elétrica de um condutor (R) é pela razão entre Tensão (U) e a Corrente Elétrica (i), quando no esta proporcionalidade é mantida de forma linear é dado o nome de condutor ôhmico: Esta resistência depende também da natureza do material no qual ele foi feito.
LEIS DE OHM: Primeira Lei de Ohm. Para compreendermos a primeira lei consideramos um fio de material condutor, onde as extremidades desse fio são ligadas aos polos de uma pilha. Sendo assim, a pilha ira criar uma diferença de potencial e também uma corrente elétrica. Com esse circuito montado fazemos a medição de corrente elétrica através da aplicação em série de um amperímetro e a medição da tensão através da aplicação em paralelo de um voltímetro.
Após registradas as medidas se a diferença de potencial da pilha for dobrada o voltímetro marcara o dobro da tensão anterior e o amperímetro o dobro da corrente elétrica. Então, chamamos essa constante entre a razão da diferença de potencial e a corrente elétrica de resistência elétrica (R) e é medida em (ohm). A segunda Lei de Ohm é a relação da resistência elétrica (R) com a geometria do material condutor e do material no qual ele foi produzido. Temos que a resistência é diretamente proporcional ao comprimento do condutor e inversamente proporcional a área de secção. Obtemos esses parâmetros