Machado de Assis
Importância para a Literatura Brasileira
Ele foi um grande intérprete de seu tempo. E também enxergava na sociedade carioca do fim do século XIX e do início do século XX a decadência dos valores. Machado é um dos maiores contistas da língua portuguesa. Sua técnica dos contos é insuperável. Como contista, Machado é sem dúvida um dos quatro ou cinco maiores mestres do gênero em todas as literaturas latinas. Seus romances mostram as motivações sociais e psicológicas que levam os personagens à ação, ou seja, Machado de Assis faz um estudo psicológico de seus personagens durante o livro e direciona os mesmos a um fim de acordo com essas características. Machado, além de grande escritor, foi um grande ensaísta e crítico literário.
Ele é o maior símbolo do realismo brasileiro, movimento que introduziu no país e fundou a Academia Brasileira de Letras.
Machado é "cético", esse ótimo escritor não acreditava nas boas intenções, na bondade, na generosidade, no amor romântico, na eterna lealdade. Suas histórias são irônicas, reveladoras e falam de valores morais que todos criticam, mas têm. Machado de Assis não imitava outros escritores, era original. A personalidade desse autor