Saude publica
A figura 02 retrata a verdadeira situação da saúde pública do nosso país. Os médicos estão bem distantes dos pacientes, que precisam peregrinar de hospital em hospital para conseguir atendimento. Muitos não conseguem ser atendidos com vida; outros, após enfrentarem dificuldades e humilhações, são atendidos de maneira insatisfatória e indigna e sofrem nos corredores dos hospitais até conseguirem uma vaga na enfermaria.
Todos os dias vemos nos noticiários o caos da saúde pública no Brasil. Quantos casos já foram noticiados em que cidadãos precisam chamar a polícia para conseguirem atendimento nos hospitais ou nos prontos-socorros. Para conseguirem uma consulta ou um exame de alto custo, as pessoas precisam dormir nas filas e muitas vezes, quando chegam a serem atendidas, recebem um “não” como resposta.
Os profissionais da saúde pública, seja pela má remuneração ou pela jornada excessiva de trabalho, realizam consultas “relâmpago”, sem ao menos olhar para o rosto do paciente e quase sempre medicam de maneira errada, sem mesmo pedir um exame para diagnosticar a doença. Daí a causa de tantas mortes e de tanto sofrimento.
Atualmente, mesmo os que possuem condições financeiras de pagar um plano de saúde, estão enfrentando dificuldades para conseguirem atendimento. As empresas administradores dos planos não pagam bem pelas consultas e muitos médicos estão se descredenciando e os que continuam não aceitam mais pacientes novos.
Portanto, a saúde pública no Brasil é uma questão que necessita de mais atenção dos órgãos competentes. A realidade nos mostra um país desestabilizado onde as políticas públicas são incoerentes e desrespeitam a