Saude mental
1.1 Linha de pesquisa
Cidadania e a precaridade da instituição denominada hospital de custodia e tratamento de salvador.
1.2 Tema
A questão do abandono de incapaz dentro do Hospital de custodia e tratamento de salvador no ano de 2009-2013.
1.3 Delimitação do tema pretendemos no presente trabalho mostrar e tentar solucionar o problema do abandono de imcapaz que ocorre nesta instituição assim como tentar identificar o erro da politica publica que se mostra falha em dar condiçoes de tratamento adequado.
1.4
Porque o hospital não consegue devolver os detentos(pacientes) de forma satisfatoria a sociedade?
O Movimento Antimanicomial , também conhecido como Luta Antimanicomial, se refere a um processo mais ou menos organizado de transformação dos Serviços Psiquiátricos, derivado de uma série de eventos políticos nacionais e internacionais.
Na sua origem, esse movimento está ligado à Reforma Sanitária Brasileira da qual resultou a criação do Sistema Unico de Saúde - (SUS); está ligado também à experiência de desinstitucionalização da Psiquiatria desenvolvidas em Gorizia e em Trieste, na Itália, por Franco Basaglia nos anos 60.
Como processo decorrente deste movimento, temos a Reforma Psiquiátrica, definida pela Lei 10216 de 2001 (Lei Paulo Delgado) como diretriz de reformulação do modelo de Atenção à Saúde Mental, transferido o foco do tratamento que se concentrava na instituição hospitalar, para uma Rede de Atenção Psicossocial, estruturada em unidades de serviços comunitários e abertos.
Com o passar dos anos, começou então a discussão e luta pela implantação de serviços de saúde mental no Brasil. Foi ai então que surgiram as primeiras instituições, no ano de 1841 na cidade do Rio de Janeiro, que era um abrigo provisório, logo após surgirem outras instituições como hospícios e casas de saúde. Somente agora no final do século XX é que a militância por serviços humanizados consegui às primeiras implantações de Centros de Atenção Psicossocial os CAPS .