Saude Mental
A Saúde é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como “um estado de bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou dor”. Não se trata apenas da ausência de doença, mas sim um bem-estar em que nos permite responder de forma positiva às adversidades. Assim, trata-se de um estado em que nos sentimos bem tanto connosco como na relação com os demais. Segundo a OMS, a saúde mental é definida como “o estado de bem-estar no qual o indivíduo realiza as suas capacidades, pode fazer face ao stress normal da vida, trabalhar de forma produtiva e frutífera e contribuir para a comunidade em que se insere”. A doença mental inclui perturbações e desequilíbrios mentais, disfuncionamentos associados à angústia, sintomas e doenças mentais diagnosticáveis, como por exemplo, a esquizofrenia e a depressão.
Quais são as diferenças entre saúde física e saúde mental?
O nosso corpo é constituído pelo corpo e mente, e cada uma destas componentes tem necessidades próprias, que devem ser colmatadas para termos uma vida equilibrada e estabilizada. O desequilíbrio de uma delas acarreta o mau funcionamento geral desse organismo. A saúde física trata-se do bom funcionamento do nosso organismo e das funções vitais inerentes. A saúde mental e a saúde física estão interligados e são interdependentes, tornando-se cada vez mais evidente que a saúde mental é indispensável para o bem-estar geral dos indivíduos. Uma boa qualidade de vida depende destes dois fatores e é um processo contínuo e consciente do indivíduo no sentido de procurar gratificação nas suas atividades, comportamentos e pensamentos positivos. A saúde física e mental mantêm uma relação de reciprocidade, estão interligados e são interdependentes. Ambas são de extrema importância.
Como está a saúde mental da nossa população?
De acordo com o primeiro estudo que retrata a saúde mental em Portugal, um em cada cinco portugueses sofre de perturbações psiquiátricas, sendo um dos