saude mental
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE BACABAL
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM
COORDENADOR: MARIA BEATRIZ PEREIRA DA SILVA
ENFERMAGEM NAS ONDAS DO RÁDIO: CUIDANDO DA SAÚDE DA FAMILIA
BACABAL – MA
2011
A ENFERMAGEM NAS ONDAS DO RÁDIO: CUIDANDO DA SAÚDE DA FAMILIA
PALAVRAS-CHAVES: Enfermagem, Rádio, Saúde da Família
INTRODUÇÃO
O referido projeto “A Enfermagem nas Ondas do Rádio: cuidando da saúde da família”, teve inicio no mês de Outubro de 2010 na rádio comunitária Babaçu, no município de Pio XII – MA. Cidade que tem parceria com o Curso de Enfermagem do CESB. A idéia surgiu após perceber-se a escassez de informações sobre cuidados com a saúde dos usuários da Estratégia Saúde de Família.
Apesar da aceitação do programa pela população a distancia do município tem dificultado a continuidade do programa. Resolvemos iniciar o projeto em Bacabal, como extensão universitária, local onde funciona o Curso de Enfermagem, o que facilita também a participação de outros acadêmicos e professores do projeto.
A escolha do rádio está no fato que a comunicação radiofônica, trabalha formas simbólicas através da linguagem oral, constrói imagens no campo da subjetividade individual, através da palavra, estabelecendo significados, a partir de uma interação social.
O radio desfrutou uma situação muito privilegiada, dos anos 20 até os 50, quando era o único veiculo de radio difusão. A chegada da televisão teve efeito importante sobre o radio nas casas e na vida cotidiana das pessoas, mas apesar de outras tecnologias de comunicação, continua a ser um veículo de grande alcance, de muita credibilidade. Por isso o fundo de Populações das Nações Unidas (FNUAP) definiu como estratégia educativa {à saúde reprodutiva em vários países.
Segundo Santos (2006), um dos elementos que garantem toda essa popularidade é a linguagem utilizada pelas emissoras. Nas ultimas três décadas, principalmente influenciadas na América Latina,