Saude Mental
Saúde Mental
Curitiba 2014
Introdução
Trabalho realizado a partir de experiências vivenciadas no campo de estágio, no Hospital dia, Clínica dia, Hospital integral e CAPS ad. Bom Retiro. É um diário de campo, onde as doenças e transtornos abordados serão listados e esclarecidos com embasamento teórico. E a base na teoria das Relações interpessoais de Hildegrard Peplau.
Primeiro dia de estágio, no Hospital Dia Bom Retiro, 20/02/14. Neste hospital os pacientes comparecem de segunda a sexta, passam o dia e vão embora.
No primeiro dia, foi um choque de realidades e fantasias, misturado com o medo de estar em um hospital psiquiátrico. Muito medo percorria pelos pensamentos do nosso grupo, pois todos nós não sabíamos como reagir frente a uma situação, psicótica.
O primeiro local que conhecemos foi a Clínica Particular Bom Retiro- Clínica Dia. Bem infraestruturada, com espaço para os “clientes” passarem o tempo e realizarem suas atividades. Percebemos que na clínica havia um mural, e neste um cronograma diário de atividades a serem realizadas pelos pacientes, todas as práticas são supervisionadas e todos a seguem.
Ao depararmos com os pacientes, nos espantamos, pois não era o estágio de “psiquismo” que esperávamos. Haviam muitos pacientes, mas raros casos de esquizofrenia. Os casos que mais se sobressaem na clínica, eram os de “alcoolatras”, depressivos, e de transtorno afetivo bipolar. Foi o que constatamos naquele breve momento.
Descemos para o Hospital Dia Bom Retiro – SUS, e nos deparamos com vários pacientes, logo avistamos uma moça, que se sobressaia muito dos demais. Chamava a atenção de todos por sua vaidade. A.B.N 21 anos um caso de esquizofrenia, vem sendo tratada desde os 14 anos de idade. Seu rosto carregado de maquiagem era o alvo da atenção de todos naquele lugar. Participativa, pintava sua tela com tinta, na oficina de Terapia ocupacional-