Saude Mental
Lista conceitos da Psicodinâmica do Trabalho, tais como: julgamento, reconhecimento, real, realidade, normalidade, coletivo, espaço público, e ressonância simbólica para analisá-los frente aos conceitos da Sociologia: ação comunicativa, socialização primária e secundária, identidade convencional e pós-convencional, identidade grupal e coletiva, estigmas e níveis de consciência moral.
Real e realidade
A ¨normalidade¨ remete à ¨realidade¨ para as pessoas envolvidas nas relações organizacionais e também para o observador externo. Essa ¨realidade¨ pode ser percebida no reconhecimento de normas, regras, procedimentos para o desenvolvimento da atividade laboral e como se deve agir (tecnicamente) sobre ela. (Dejours).
Para Berger e Luckman, a realidade é constituída socialmente e é ordenada em padrões previamente dispostos e assim é uma qualidade que existe independente de nossa visão.
Quando o indivíduo entra em uma organização de trabalho, se depara com essa realidade, com o real do trabalho. Vai enfrentar situações inéditas, desconhecidas e imprevistas e, às vezes, impulsionado por pressões externas, o indivíduo pode transgredir e assim se submeter ao julgamento do outro. Esse julgamento pode ser tanto a respeito à utilidade social, econômica ou técnica do trabalho quanto a um julgamento feito pelos pares. (Dejours)
Esse julgamento é muito mais severo, mas o individuo espera por ele, pois quando ele é proferido, sua contribuição à obra comum é retribuída, sendo importante em sua identidade. Com este julgamento o sujeito é reconhecido por ter as qualidades e habilidades do coletivo que está sendo inserido. Essa primeira etapa é necessária para o reconhecimento da originalidade, pois além das qualidades comuns, é necessário saber o que faz a diferença em relação aos outros e assim também reconhecer sua identidade (esse