saude mental
TÉCNICO EM ENFERMAGEM
Maria Antônia Nascimento
Saúde Mental
Cicero da S. Nunes
SOBRADINHO, MARÇO DE 2014.
MONT BLANC CENTRO EDUCACIONAL
TÉCNICO EM ENFERMAGEM
Maria Antônia Nascimento
Alteração da Linguagem
SOBRADINHO, MARÇO DE 2014.
Maria Antônia Nascimento
Alteração da Linguagem
Trabalho apresentado junto ao curso de técnico Enfermagem para obtenção de nota na matéria de Saúde Mental.
Professor: Nunes
Sobradinho, Março de 2014.
Sumário
Introdução
Linguagem é a forma de um processo mental de caráter consciente, sendo que sua alteração ocorre geralmente associada a lesões vasculares cerebrais, tumores cerebrais. Caracteriza-se pelo caráter identificável de lesões neuronais.
Suas características
1. Alteração da Linguagem
Considerada um processo mental de caráter consciente, embora não se possa afirmar que todo seu curso também o seja, a linguagem é significada e orientada para o social. Do ponto de vista psicológico e psicopatológico, interessa-nos a fala e a escrita. Como forma de expressão do pensamento, estas constituem um elo dos processos psíquicos que se iniciam na percepção e terminam com a expressão da língua falada ou escrita.
As Funções da linguagem: comunicar, suporte de pensamento, instrumento da expressão, afirmação do eu e dimensão artística ou lúdica.
1.1 Alterações da linguagem secundárias a lesão neuronal identificável
Ocorrem geralmente associadas a lesões vasculares cerebrais, tumores cerebrais. Caracteriza-se pelo caráter identificável de lesões neuronais. Lesões que ocorrem, geralmente, no hemisfério esquerdo, conhecido como área cerebral da linguagem. Afasia - perda da linguagem falada e escrita, previamente adquirida no desenvolvimento cognitivo, por incapacidade de compreender e utilizar os símbolos verbais. Divide-se em:
Afasia de Broca ou de expressão;
Afasia de