Saude mental
1) Quais as condições que o profissional precisa estar para possibilitar uma adequada entrevista? O profissional possa estar em condições de acolher o paciente em seu sofrimento, de ouvi-lo realmente, escutando-o em suas dificuldades e idiossincrasias. Alem de paciência e respeito, o profissional necessita de certa têmpera e habilidade para estabelecer limites aos pacientes invasivos ou agressivos, e, assim, proteger-se e assegurar o contexto da entrevista. O entrevistador precisa saber ouvir muito o seu paciente, pois ele precisa falar, desabafar.
2) O que deve ser evitado na entrevista?
* O entrevistador deve evitar posturas rígidas, estereotipadas; * Atitude excessivamente neutra ou fria; * Reações exageradamente emotivas; * Comentários valorativos ou emitir julgamentos sobre o que o paciente relata ou apresenta; * Reações emocionais intensas de pena ou compaixão; * Responder com hostilidade ou agressão; * Entrevistas excessivamente prolixas; * Fazer muitas anotações durante a entrevista.
3) Quais as principais regras da entrevista em saúde mental?
Regras:
* A entrevista e o tratamento ocorrerão com sigilo e discrição. O profissional esclarece ao paciente (aos familiares, quando necessário) que aquilo que for relatado durante as entrevistas não será revelado a ninguém; * É preciso ressaltar a necessidade de colaboração mútua entre o profissional e o paciente para que o processo terapêutico tenha bons resultados.
4) Como lhe dar com o silencio do paciente, as transferências e as contras-transferências?
Lidar com o silencio do paciente:
* O entrevistador deve fazer perguntas e colocações breves que assinalem a sua presença efetiva e mostrem ao paciente que ele está atento e tranquilo para ouvi-lo; * O entrevistador deve evitar perguntas muito direcionadas, fechadas, que possam ser respondidas com sim ou não; deve evitar perguntas muito longas e complexas,