saude coletiva
Não devemos de deixar de reconhecer que problemas como dengue têm suas raízes na forma expansiva como as populações urbanas em países como o Brasil, têm crescido de forma assombrosa dentro deste contexto foram elaboradas medidas estratégicas para se controla o avanço do vetor nessa população.
Todo caso de doença de notificação compulsório ,toda suspeita confirmada deve ser notificada ao serviço de vigilância epidemiológica, o mais rapidamente possível .
Planejamento: Equipe
Classificar riscos
Avaliar os sintomas
Fazer teste do laço para identificar precocemente se o paciente pode evoluir para dengue hemorrágica.
Se o paciente tiver mais de 3 dias com sintomas fazer o teste rápido para dengue, se o resultado for negativo, pode-se que o mesmo retorne no 6 dia e faz-se a sorologia. Se esse paciente não aparecer, pede-se para uma agente comunitária realize uma visita em domicilio deste cliente. Este paciente tem que ser devidamente acompanhado.
Realizar palestras em escolas e centros comunitários para conscientizar a população .
Eliminar o foco na população.
Realizar mutirão juntamente com a comunidade para identificar e isolar os focos da dengue.
Justificativa
Com a finalidade de avaliar o cenário e estabelecer metas dos casos notificados, objetivando uma redução nas incidências e necessário instituírem algumas estratégias.
Elaborar ações de combate ao tabagismo: como palestras e conscientização do malefício a saúde.
Promoção e prevenção da violência e acidentes com protocolos de atenção vitima: dando a todo o apoio e acolhimento e denunciando .
Monitorar família com visita dos agentes comunitários.
Encaminhar os casos de agravo de câncer de pulmão para unidades de complexidade.
Orientar as famílias quanto ao cuidado na alimentação das crianças e sua importância, encaminhado para uma nutricionista.
Solicitar que se adote um programa de reeducação no transito no sentido de fazer com que as pessoas enxerguem